segunda-feira, 15 de junho de 2015

A morte do Ken Humano e a ditadura da beleza no universo masculino


Descrição para cegos: selfie no espelho de Celso Santebañes
segurando um boneco Ken e olhando para si mesmo.

Por Tereza Figueiredo


Embora muitos acreditem que a ditadura da beleza é assunto ultrapassado, restrito apenas ao universo feminino, e que há uma maior tolerância para os mais diferentes biotipos na atualidade, episódios como o falecimento de Celso Santebañes na semana passada, o Ken humano brasileiro, mostram que essa discussão é mais do que atual.
           Celso Santebañes morreu aos 20 anos, em decorrência de leucemia, doença que descobrira recentemente ao realizar exames para investigar reações a aplicações de hidrogel em seus músculos. Entretanto, o mais triste é saber que o jovem, que se submeteu a diversas intervenções cirúrgicas ao longo da curta vida para se parecer com o boneco Ken, estava tão preocupado em atingir um padrão surreal de beleza que esqueceu, e muitas vezes colocou em risco, a própria saúde.
Infelizmente casos como o de Celso Santebañes não são exceção, mas se tornam cada vez mais frequentes, e nos alertam de que não apenas a mulher sofre a pressão da mídia para ser perfeita em padrões surreais, mas também o gênero masculino, colocado muitas vezes como opressor, é vítima da ditadura da beleza, cada vez mais bizarra e inatingível, além de perigosa ao bem-estar físico e psicológico e desafiadora da própria natureza humana.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Pela liberdade de ser mulher em público


Descrição para cegos: imagem foca numa  parte de uma calça parcialmente molhada. 
Tereza Figueiredo

Uma mulher deve poder circular livremente, sem que seja assediada, independentemente dos trajes que vista. Infelizmente, esta realidade ainda parece estar distante em nosso país e um exemplo disto é o que ocorreu há algumas semanas, quando uma jornalista, ao descer do metrô, notou sua calça molhada de ejaculação de outro passageiro.