segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Perspectiva de gênero de “To The Beautiful You”

Descrição para cegos: menina se olha no espelho e prepara-se pra cortar sozinha seu cabelo.


To The Beautiful You é uma série Sul-Coreana que traz em seu enredo uma jovem coreana que cresceu nos EUA e que volta para seu país de origem, disfarçada de garoto para estudar numa escola que pode realizar seu sonho de ser uma grande atleta. De acordo com a série, essa instituição é a única do país na especialidade de formar personalidades no esporte mundial, apenas do gênero masculino.
A reflexão feita através da leitura dessa obra evidencia a posição e o papel dos gêneros Homem e Mulher diante da sociedade, em que a mulher deve ocupar cargos discretos e que sejam mais domésticos possíveis, enquanto os homens podem e devem trabalhar em áreas de prestígio. Apesar das diferenças representadas na trama, na leitura que considera as peculiaridades da cultura asiática, é perceptível uma ampla influência imperialista no comportamento social em ambos os gêneros.

No desenrolar de TTBY, um dos protagonistas se vê em uma situação de auto-análise ao perceber que sente uma atração pelo “garoto”, sem saber que se trata de uma garota. Nesse ponto, a trama traz uma referência às questões de gênero e identidade, que é construído pelo debate introspectivo do protagonista. A jovem coreana é descoberta, mas pela sua atuação com excelentes notas e aproveitamento atlético, é re-aceita na escola e põe em discussão uma lição de equidade de gênero. (Maryellen Bãdãrãu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário logo será publicado.