domingo, 8 de março de 2015

Cinco filmes que ajudam a entender o universo feminino


Descrição para cegos: montagem escrito "A mulher no cinema" e fotos de atrizes hollywoodianas clássicas como Marilyn Monroe, Joan Crawford e Rita Hayworth.
Por Sara Gomes
Recentemente, com a celebração do 87º Academy Awards – aqui chamamos apenas de “O Oscar” -, me vi pensando sobre o cinema, suas diversas categorias, além dos detalhes de cada produção cinematográfica. Talvez seja algo comum nesta época do ano. Foi pensando nisto que decidi indicar, aqui no blog Questão de Gênero, cinco filmes de minha predileção que ajudam a compreender melhor o universo feminino. Os filmes abaixo são uma demonstração de como a sétima arte representa os diversos contextos sociais nos quais a mulher está inserida. Vale a pena conferir:

1.Histórias Cruzadas("The Help",2011)

Descrição para cegos: poster do filme "Histórias Cruzadas" que traz
três personagens conversando, sentadas com as mãos apoiadas em uma mesa de madeira.
O filme se passa em uma pequena cidade no sul dos Estados Unidos, numa época em que a discriminação racial começava a ser debatida na sociedade norte-americana, através das palavras de Martin Luther King.A narrativa conta a história de Skeeter (Emma Stone), uma jornalista que é criticada pela família e amigas por não ser tão vaidosa e não ter o casamento como projeto de vida. No entanto, a jornalista está determinada a se tornar escritora. Logo, Skeeter começa a entrevistar as mulheres negras da cidade que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, com a intenção de escrever um livro que retrate as mazelas do sistema. O drama é baseado em um best-seller da escritora Kathryn Stockett e recebeu quatro indicações ao Oscar, rendendo uma estatueta para a atriz Octavia Spencer, por sua atuação como Minny Jackson.
Você pode assistir ao filme completo clicando aqui.

2. Persepoles (2007)


Descrição para cegos: conjunto de imagens do filme "Persepolis", incluindo dois posters,
todos trazendo Marjane, que é a personagem principal.
Marjane Satrapi é uma garota iraniana de oito anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, a garota acompanha os acontecimentos que levam à queda do Xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária. Esta fantástica animação é uma produção franco-americana e concorreu ao Oscar 2008 de melhor animação.
Você pode assistir ao filme completo clicando aqui

3. O sorriso de Mona Lisa(Mona lisa"smile",2003)


Descrição para cegos: cena do filme "O sorriso de Mona Lisa", com várias
mulheres em trajes típicos dos anos 50 sentadas numa sala olhando
 para a imagem revelada pelo retroprojetor.
Este filme retrata o pensamento da sociedade americana na década de 1950 e conta a história da professora de arte de uma escola para mulheres Katherine Watson (Julia Roberts). A escola possui um sistema de ensino altamente tradicionalista, onde as melhores e mais brilhantes mulheres dos Estados Unidos recebem uma educação dispendiosa para se transformarem em cultas esposas e responsáveis mães. No filme, a professora tenta abrir a mente de suas alunas para um pensamento liberal, enfrentando da administração da escola às suas próprias alunas, em prol da liberdade. O desafio de Katherine é fazer com que suas alunas entendam a importância de assumir sua identidade cultural, desenvolvendo sua autonomia, para que essas mulheres se enxerguem como um ser social e histórico. Você pode assistir ao filme completo clicando aqui.

1 4. As Horas (“The hours”,2002)

Descrição para cegos: poster do filme "As Horas" que traz as atrizes Meryl Streep segurando
um buquê,Julianne Moore e Nicole Kidman, lado a lado, vestindo roupas de suas personagens.
O filme “As horas” se passa em três períodos diferentes, com três mulheres ligadas ao romance "Mrs. Dalloway". Em 1923 vive Virginia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e ideias suicidas. Em 1949 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles e planeja uma festa de aniversário para o marido, mas não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e hoje está morrendo, vítima de Aids. O filme teve nove indicações ao Oscar em 2003 e a atriz Nicole Kidman recebeu o prêmio de melhor atriz. Você pode ao filme completo clicando aqui.

 5.Tomates verdes Fritos ( “Fried Green Tomatoes”, 1991)

Descrição para cegos: foto das atrizes Kathy Bates e Jessica Tandy interpretando suas personagens
no filme Tomates Verdes Fritos.
Talvez seja um dos de maior popularidade desta lista. O filme simboliza essencialmente o companheirismo entre mulheres, subjugando com sutileza o mito da rivalidade feminina. Este filme é baseado no romance escrito por Fannie Flag, cuja narrativa transita em dois tempos, entre os anos de 1930 e 1990. A trama narra o crescimento de uma bela amizade entre Evelyn (Kathy Bates) e Ninny (Jessica Tandy), uma velhinha de 83 anos que vive em um asilo e adora contar histórias do passado. Evelyn, que freqüentava o asilo para acompanhar seu marido, passa a ouvir os relatos de Ninny sobre uma grande amizade entre Idgie (Mary Stuart) – parente de Ninny - e Ruth (Mary-Louise Parker).
A amizade e o espírito independente de Idgie, no início do século XX, provocavam a ira dos cidadãos menos tolerantes da cidade. Porém, as duas amigas comercializavam o tomate frito - uma iguaria conhecida por todos na região – e acabam cativando até os mais hostis. É a partir desses encontros, que Evelyn reflete sobre sua vida e constrói uma verdadeira amizade com Ninny. Você pode assistir ao filme completo clicando aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário logo será publicado.