segunda-feira, 27 de outubro de 2014

“Nós existimos”

Descrição para cegos: foto de Andrew Garfiel no clipe de "We Exist" do Arcade Fire.


Por: Jade Santos

Gravada pela banda Arcade Fire, a música We Exist, lançada em 2013, retrata a forma conturbada como um jovem é tratado em seu meio social e em sua família. A banda convidou o ator Andrew Garfield, protagonista de O Espetacular Homem-Aranha para estrelar o vídeo clipe da música, onde ele vive um jovem que enfrenta preconceitos e rejeição por se vestir como mulher e sair pelas ruas dessa forma.
O jovem é vítima de rumores que pessoas como ele não deveriam existir. Esse comportamento é reprovado até por seu pai, que reza para que a maneira de agir do filho seja apenas uma fase.
O jovem protagonista do clipe é apenas o retrato do que realmente ocorre quase todos os dias com garotos transgêneros e homossexuais, que são marginalizados da sociedade como se realmente não existissem. Além disso, sofrem todo tipo de rejeição e preconceito. Assista ao vídeo clipe e dê sua opinião.

Letra original: We Exist

They're walking around
Head full of sound
Acting like
We don't exist
They walk in the room
And stare right through you
Talking like
We don't exist
But we exist
Daddy it's true
I'm different from you
But tell me, why they treat me like this?
If you turned away
What would I say?
Not the first betrayed by a kiss
Maybe it's true
They're staring at you
When you walk in the room
Tell 'em it's fine
 
Stare if you like
Just let us through
Just let us through
They're down on their knees
Begging us please
Praying that we don't exist
Daddy it's fine
I'm used to 'em now
But tell me, why they treat me like this?
It's cause we do it like this
Maybe it's true
They're staring at you
When you walk in the room
Tell 'em it's fine
Stare if you like
Just let us through
Just let us through
Let 'em stare! Let 'em stare!
If that's all they can do!
But I'd lose my heart
If I turn away from you
Oh, daddy don't turn away
You know that I'm so scared
But will you watch me drown?
You know we're going nowhere
We know that we're young
And no shit we're confused
But will you watch us drown?
What are you so afraid to lose?
Down on my knees
Begging us please
Praying that we don't exist
You're down on your knees
Begging us please
Praying that we don't exist
We exist!
We exist!
We exist!
We exist!
Maybe if you hang together
You can make the changes in our hearts
And if you hang together, you can change us
Just where should you start?
 
Tradução: Nós Existimos
 
Eles andam por aí
Com a cabeça cheia de som
Agindo como se
Nós não existíssemos
Eles entram numa sala
E olham através de você
Falando como se
Nós não existíssemos
Mas nós existimos
Pai, é verdade
Eu sou diferente de você
Mas me diga, por que você me trata assim?
Se você me virar as costas
O que eu poderia dizer?
Não sou o primeiro a ser traído com um beijo
Talvez seja verdade
Eles ficam te encarando
Quando você entra numa sala
Diga-lhes que tudo bem
Encarem se quiserem
Apenas nos deixem em paz
Apenas nos deixem em paz
Eles ficam de joelhos
Nos implorando, por favor,
Rezando para que nós não existamos
Pai, tudo bem
Eu estou acostumado com isso
Mas me diga, por que eles nos tratam assim?
É por que nós fazemos isso, desse jeito?
Talvez seja verdade
Eles ficam te encarando
Quando você entra numa sala
Diga-lhes que tudo bem
Encarem se quiserem
Apenas nos deixem em paz
Apenas nos deixem em paz
Deixe-os encarar, deixe-os encarar
Se isso é tudo que eles podem fazer
Mas partiria meu coração
Se eu desse as costas para você
Oh, pai, não vá embora
Quando você sabe que eu estou tão assustado
Você vai realmente assistir eu me afogar?
Você sabe que nós não estamos indo a lugar nenhum
Eu sei que somos jovens
E, porra, nós estamos confusos
Mas você vai mesmo nos assistir afogar?
O que você tem tanto medo de perder?
Eles ficam de joelhos
Nos implorando, por favor
Rezando para que nós não existamos
Eles ficam de joelhos
Nos implorando, por favor
Rezando para que nós não existamos
Nós existimos!
Nós existimos!
Nós existimos!
Nós existimos!
Talvez, se vocês permanecerem juntos
Você consigam mudar nos nossos corações
E se você ficarem juntos, vocês podem nos mudar
Apenas por onde vocês deveriam começar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário logo será publicado.