quinta-feira, 7 de abril de 2016

Pra quê o feminismo?

Por Dani Fechine


Descrição para cegos: desenho tem a imagem clássica
"Rosie, the riveter", que exibe uma mulher com expressão
séria arregaçando a manga de sua camisa, usando uma bandana
e dizendo "We Can Do It!"  expressão inglesa que significa
"Nós podemos fazer isso!"
“Eu não preciso de feminismo”. É essa uma das frases mais vociferadas hoje em dia. A culpa? Dos estereótipos. Da mídia. Do machismo imperado. Nós, do lado de cá da luta, apenas engolimos a afirmação. Crescemos para entender que todos vivem a partir de necessidades diferentes e, portando, escolhem lutar por motivos outros.
Mas para que a ideia de fracasso não atinja o movimento, vivemos mesmo é numa incessante caminhada de negação a essa frase dita sempre com tanta força e de forma pejorativa. Talvez você ache que não precisa do feminismo, no entanto, eu tenho uma boa notícia pra você: nós lutamos pelos seus direitos da mesma forma.

O feminismo não é um movimento egoísta. Ao contrário do machismo, prática e atitude que menospreza e exclui a mulher de qualquer cenário em discussão, o feminismo é um movimento plural. Com o passar dos anos – no Brasil teve início por volta do século XIX com o movimento sufragista – fomos nos alinhando a pessoas e personagens que caíram como nós, mas que se juntaram para se levantarem juntos. O movimento feminista se uniu aos movimentos sociais e vice-versa. Ganhou uma força que talvez demorasse a conquistar se decidisse pelo individualismo. “O pessoal é político”, já dizia um grande lema do feminismo.
E desde essa época, mulheres já lutavam pelas outras, sem que elas soubessem. Hoje, brancas lutam por negras. Negras, por brancas. O movimento feminista uniu. Foi capaz de associar-se aos Estudos Culturais e perceber que lutas são realizadas de mãos dadas. E você ainda me pergunta por que precisa dele?
Você precisa do feminismo porque morrem, por dia, cerca de 13 mulheres no Brasil. Você precisa do feminismo porque a cada uma hora e meia uma mulher morre vítima de violência masculina. Você precisa do feminismo porque não escolheu deixar o shortinho em casa com medo de ser assediada: a sociedade te obrigou a isso. Você precisa do feminismo porque não ganhará o mesmo salário que o seu marido, ainda que estejam na mesma hierarquia. Você precisa do feminismo porque ainda nos dizem o que devemos fazer simplesmente porque somos mulheres.
Você precisa do feminismo porque mais da metade da população acredita que o homem deve ser o provedor do lar. Você precisa do feminismo porque 54% da sociedade brasileira acredita que existe mulher pra casar e mulher pra levar pra cama. Mais da metade do Brasil nos rotula diariamente. Você precisa do feminismo por isso.
Você precisa do feminismo porque apanhar do marido não é normal e a culpa não é sua. Você precisa do feminismo porque quase um terço da população acredita que casos de violência dentro de casa devem ser resolvidos apenas entre os membros da família.
E, pasmem! Quase metade dos brasileiros acredita que, se você sofreu violência física do seu companheiro e ainda assim continuou com ele, é porque você gosta de apanhar. Quase metade do Brasil não compreende a mulher de fato. Quase metade do Brasil não sabe o que é ser mulher diariamente. Quase metade do Brasil simplesmente abandonou a nossa luta. Você precisa do feminismo porque não merece ser estuprada por usar um short curto. Nem por usar um moletom.

Mulher, você precisa do feminismo porque isso tudo é sobre você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário logo será publicado.