sexta-feira, 7 de julho de 2017

V Colóquio de Gênero e Cidadania, com Terlúcia Silva

Descrição para cegos: foto de Terlúcia Silva sendo filmada durante o colóquio, vendo-se em primeiro plano a câmera, em cujo visor sua imagem aparece.
O feminismo negro e a violência contra a mulher negra foram os temas predominantes no V Colóquio de Gênero e Cidadania, que teve como convidada a professora e assistente social Terlúcia Maria da Silva, da Bamidelê - Organização de Mulheres Negras na Paraíba. Nossa convidada tem mestrado em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB e se dedica a pesquisas sobre violência doméstica contra as mulheres e suas interfaces com o racismo. O colóquio, realizado no dia 10 de novembro de 2016, foi organizado por Laianna Janu, Laís Suassuna, Luan Alexandre e Vandicleydson Araújo para a disciplina Jornalismo, Cidadania e Direitos Humanos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba.

VEJA O COLÓQUIO NA ÍNTEGRA

1 – Feminismo negro
A professora define o feminismo negro e as suas demandas e destaca as personalidades que são referências no Brasil e no mundo.



2 – Críticas ao feminismo negro
Terlúcia aborda as críticas ao feminismo negro, de dividir o movimento feminista. Aponta que existem vários movimentos com pautas específicas que são negligenciadas pelo feminismo hegemônico.



3 – Relacionamento com o feminismo branco
A professora detalha como é o relacionamento do feminismo negro com o movimento feminista hegemônico.



4 –Mulher negra – mitos e estereótipos
Neste vídeo a professora Terlúcia Silva aborda os mitos e estereótipos sobre a mulher negra e como afetam a vida delas.



5 – O racismo e a violência cotidiana
A professora destaca o empenho do feminismo negro para pautar as discussões sobre a violência racial.



6 – Lei Maria da Penha
Terlúcia afirma que por si só a Lei Maria da Penha não resolve o problema da violência contra a mulher. Aponta as dificuldades de implementá-la em sua totalidade. Aborda ainda a questão da rede de atendimento ligada à lei.



7 – Feminismo negro e violência doméstica
A professora explica que a violência doméstica é uma das principais pautas do feminismo negro. Destaca a importância de os levantamentos sobre a violência serem submetidos a recortes específicos a fim de apontarem quem são as vítimas, pois estas não constituem grupo homogêneo.



8 – Atendimento às vítimas da violência doméstica
A professora afirma que o atendimento às vítimas da violência doméstica no Brasil é insuficiente. Ela também detalha os ciclos como essa violência se manifesta: dos pequenos ao grande evento.



9 – Acolhimento às vítimas da violência doméstica
A convidada detalha o papel e funcionamento das casas de acolhimento e de abrigo às vítimas de violência doméstica. Descreve a situação na Paraíba.



10 – Conquistas do feminismo negro
Terlúcia Silva aponta as conquistas do feminismo negro, que conseguiu pautar debates sobre o racismo institucional e a necessidade de políticas específicas nos campos de saúde, educação e combate à violência.



11 – Lei Maria da Penha e racismo institucional
Terlúcia faz uma reflexão sobre estatísticas que apontam crescimento da violência contra a mulher negra enquanto caem os casos envolvendo a mulher branca.



12 – Mulher negra e mercado de trabalho
A professora explica porque as mulheres negras formam o contingente mais prejudicado no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário logo será publicado.