segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Oficina abordará a imagem da mulher na mídia

Descrição para cegos: painel com informações sobre tema, local, data, hora, ministrante e seus contatos. À direita, foto de Mabel Días dentro de um círculo e, ao fundo, outras mulheres.

Por Lucas Campos

Como parte da programação da Expotec 2017, a jornalista Mabel Días ministrará uma oficina gratuita sobre o “direito à comunicação e a representação da imagem da mulher na mídia”. A oficina acontecerá nesta quinta-feira, a partir das 9h, no Centro de Convenções de João Pessoa.

De acordo com Mabel, que também é ativista do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação, são muitas as violações que a mulher sofre na mídia. “Nós podemos ver essas violações nas propagandas de cerveja, nos jornais sensacionalistas, na internet, nas notícias que desacreditam as mulheres quando elas sofrem alguma violência”, explica. Como exemplo, ela cita o caso da musicista Mayara Amaral, que foi assassinada em Campo Grande e nas matérias de caráter noticioso, deu-se voz apenas aos assassinos e à polícia.
Mabel afirma que pretende ilustrar sua oficina com muitos desses exemplos, especialmente com notícias e anúncios. Sobre a metodologia que aplicará, a jornalista explica que usará um vídeo que relata o caso do sequestro e morte, em 2008, de Eloá Pimentel; além disso, pretende criar um ambiente para discussão em volta do tema, garantindo a troca de opiniões sobre ideias e possibilidades de combater a violência contra a mulher na mídia.
A oficina, direcionada a homens e mulheres de todas as idades, tem como objetivo realizar uma leitura crítica da mídia, pontuar a violência simbólica, como essas agressões acontecem e quais os instrumentos para combater essa realidade. “É super importante que a sociedade, homens e mulheres, discutam isso e barrem esse tipo de propaganda”, afirmou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário logo será publicado.