sexta-feira, 22 de maio de 2015

Por que Thammy Miranda incomoda tanto?


Descrição para cegos: montagem de duas fotos da atriz Thammy Miranda, a primeira Thammy aparece
de blusa social e cabelos curtos, e a segunda com cabelos longos "top" e calça de couro, em ambas a atriz
olha para a câmera.

Tereza Figueiredo

Thammy Miranda, filha da cantora e dancarina Gretchen, ganhou os holofotes quando decidiu assumir que era lésbica. Além disso, cortou os longos cabelos, abriu mão de seguir os passos da mãe e adotou um visual masculino.
Muitos alegam que essa mudança de comportamento teve como principal objetivo atrair a atenção da mídia. Entretanto, Thammy parece estar bastante segura de sua orientação sexual, bem como opta, cada vez mais, por alternativas que reforcem seu novo visual masculino, tomando hormônios, removendo os seios e declarando que não deseja gerar filhos. A cada nova mudança, uma chuva de críticas recai sobre ela.


Por que Thammy, ao admitir publicamente sua orientação sexual, não manteve os traços femininos? Foi por mera necessidade de ser notada?
A resposta é não. O comportamento de Thammy incomoda justamente por mexer com o papel destinado à mulher na sociedade contemporânea: ser, acima de tudo, feminina e sensual. E se, por algum acaso, sentirem atração por outras mulheres, devem ainda assim conservar seus traços de feminilidade, servindo as relações homoafetivas entre mulheres unicamente para satisfazer o imaginário masculino.
Quando Thammy assume que não só gosta de outras mulheres, como também que se sente presa no gênero em que está e decide mudar o papel socialmente destinado a ela, renegando assim seu corpo feminino e sua carreira até então baseada em expor este corpo, ela mexe com as frágeis estruturas da sociedade, a qual ainda não aceitou que orientação sexual não implica mudança de gênero, mas pode ser acompanhada desta, pois ninguém é obrigado - ou ao menos ninguém deveria ser - a permanecer em um corpo que não lhe representa, já que identidade de gênero não é sinônimo de sexo biológico ou orientação sexual, mas sobretudo de conforto e aceitação de si mesmo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário logo será publicado.