quinta-feira, 31 de agosto de 2017

UK proíbe propaganda com estereótipos de gênero

Descrição para cegos: anúncio com foto de uma mulher de biquíni traz a frase "Are you beach body ready?" e imagem de um produto de emagrecimento.
No Reino Unido (UK), a Advertising Standards Authority’s (ASA) proibiu comerciais que reforcem qualquer tipo de estereótipo de gênero. Em relatório, a agência apontou que essa atribuição de modo de ser, vestir ou agir, além de designar atividades específicas a um determinado gênero, é tida como nociva para crianças e adultos. Leia aqui a matéria que a jornalista Patrícia Tubella escreveu para o portal ElPaís e entenda melhor o que ficou proibido com a determinação da ASA. (Lucas Campos)

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Quanto vale a indenização de Bolsonaro a Rosário?


Descrição para cegos: foto mostra Jair Bolsonaro apontando para Maria do Rosário que está sentada à frente do microfone, de olhos fechados, tentando falar à Câmara dos Deputados.

Por Mikaella Pedrosa

       No mês em que a lei 'Maria da Penha' completa 11 anos, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) a pagar indenização de R$ 10 mil à deputada Maria do Rosário (PT-RS) por danos morais. A decisão aconteceu após o tribunal rejeitar recurso do deputado.

sábado, 26 de agosto de 2017

Corpo Elétrico é gênero, sexualidade e trabalho


Descrição para cegos: foto de três pessoas em duas motos, à noite. Na da direita, uma dragqueen gritando, com roupas e capacetes brilhantes.


Em seu primeiro longa-metragem como diretor, Marcelo Caetano questiona corpos, identidades de gênero e relações trabalhistas. Corpo Elétrico teve sessão esgotada na pré-estreia e ficou em cartaz uma semana no Cine Espaço (João Pessoa). Trata-se da história de Elias (Kelner Macêdo), jovem que sai da Paraíba para buscar uma vida de liberdade em São Paulo. Ao mesmo tempo em que vivencia as noites paulistanas, tem seu corpo "emoldurado" em uma fábrica de costura em que trabalha. O site Janela 7  disponibiliza um debate com a equipe mediado pelo jornalista Sandro Alves. Confira na íntegra clicando aqui. (Mikaella Pedrosa)

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Revista Malembe lançou edição dedicada e produzida por mulheres

Descrição para cegos: foto da capa da quarta edição da revista Malembe. É composta por uma ilustração em que recortes de fotos e desenhos se confundem em obra de arte quase abstrata.
De circulação semestral, Malembe é um periódico dedicado à Literatura e está no seu quarto número. A proposta da nova edição surgiu da necessidade de visibilizar a produção feminina.  Idealizada por Carlos Nascimento, Débora Gil Pantaleão e Guilherme Delgado, suas editorias são específicas para cada gênero literário. A nova edição ganhou mais uma categoria, dedicada à tradução. Ouça a matéria de Bianca Patrícia para o programa Espaço Experimental, que vai ao ar todos os sábados, às 9 horas, na Rádio Tabajara AM (1.110 kHz) produzido pela Oficina de Radiojornalismo do Curso de Jornalismo da UFPB. (Mikaella Pedrosa) 

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

O machismo refletido nas animações japonesas

Descrição para cegos: imagem mostra estudante japonesa sentada sozinha em sala de aula. O fundo é formado por uma grande janela de vidro através da qual aparecem árvores e a sombra de montanhas.
Por Lucas Campos

Em 2015, a cineasta japonesa Naomi Kawase concedeu entrevista ao jornal O Globo, em que disse: “O machismo está na cultura do Japão. Lá, a mulher deve caminhar atrás dos homens. Se você é mulher e não se comporta como esperam, é considerada uma insolente”. Este tipo de relato não vem apenas de pessoas nativas. Ao fazer uma pesquisa rápida no Google, é possível encontrar uma série de depoimentos em que estrangeiras comentam suas experiências no Japão e, inevitavelmente, abordam questões como machismo e sexismo.

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Bolsonaro vai ter que indenizar Maria do Rosário

Descrição para cegos: foto de Jair Bolsonaro sendo segurado por dois deputados enquanto tenta se aproximar de Maria do Rosário que está sentada falando ao microfone, numa sessão da Câmara de Deputados.
No mês em que a lei ‘Maria da Penha’ completa 11 anos, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) a pagar indenização de R$ 10 mil à deputada Maria do Rosário (PT-RS) por danos morais. Em discurso proferido na Câmara dos Deputados em 2014, Jair Bolsonaro declarou que não estupraria a deputada “porque ela não merece”. Em 2003, um episódio parecido aconteceu e foi filmado pelo canal ‘Rede TV!’, que entrevistava a deputada no momento dos ataques. O deputado federal a empurrou e a chamou de vagabunda. Confira na íntegra a notícia clicando aqui. (Mikaella Pedrosa)

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Folha de S. Paulo criticada por matéria sobre pais

Descrição para cegos: montagem com as duas capas da Folha de São Paulo. À esquerda, homem segura vaso com planta e par de sapatos. À direita, homem segura bebê no colo, por cima deles há um móbile com animais e luzes. Sobre ambas as páginas estão distribuídos títulos, números e chamadas de matérias.

No último dia 6, a Folha de São Paulo publicou um especial para comemorar o Dia dos Pais. Imediatamente, a matéria repercutiu nas redes sociais por falar apenas dos hobbies dos pais, não dando espaço para falar dos filhos na capa e no texto. Também indignada com a matéria, a colaboradora Tayná Leite escreveu um artigo para o Huffpost Brasil sobre as disparidades entre a maternidade e a paternidade. No texto, Tayná critica como é fácil, para um pai, ser visto socialmente com bons olhos, mesmo tendo pouca ou nenhuma participação na criação dos filhos; enquanto que, com as mães, o contrário acontece. Confira na íntegra clicando aqui. (Lucas Campos)

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Oficina abordará a imagem da mulher na mídia

Descrição para cegos: painel com informações sobre tema, local, data, hora, ministrante e seus contatos. À direita, foto de Mabel Días dentro de um círculo e, ao fundo, outras mulheres.

Por Lucas Campos

Como parte da programação da Expotec 2017, a jornalista Mabel Días ministrará uma oficina gratuita sobre o “direito à comunicação e a representação da imagem da mulher na mídia”. A oficina acontecerá nesta quinta-feira, a partir das 9h, no Centro de Convenções de João Pessoa.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

CineFeminista debateu “Dandaras”

Descrição para cegos: cena do filme mostra uma das personagens entrevistadas, uma mulher idosa que veste roupas brancas tradicionais das religiões afro-brasileiras, incluindo turbante. Ela tem um olho levemente fechado. À sua direita aparece o título do filme e, sobre uma mesa, santos católicos e outros símbolos religiosos.

Por Felipe Lima

Na última sexta-feira (28), o CineFeminista exibiu o mini documentário Dandaras: A Força da Mulher Quilombola, de Ana Carolina Fernandes. A sessão aconteceu no Auditório do Laboratório de Estudos e Práticas Sociais da UFPB e foi promovida pelo Projeto de Extensão Feminismo, Formação Política e Movimento de Mulheres da Paraíba (GEPSS Feminista – UFPB).

terça-feira, 1 de agosto de 2017

“Quero que os fãs não tenham medo do meu gênero”

Descrição para cegos: foto da atriz Jodie Whittaker trajando sobretudo preto. Atrás dela vê-se uma floresta. 
Produzida e lançada pela emissora de televisão BBC em 1963, a série Doctor Who conta com renovações regulares de elenco. Há 54 anos no ar, o programa nunca contou com uma atriz interpretando o protagonista: Doctor, um alienígena com a capacidade de modificar sua aparência e personalidade para evitar a morte. Contudo, no último dia 16, a atriz inglesa Jodie Whittaker foi escolhida a 14ª pessoa para encarnar o personagem. O site Doctor Who Brasil noticiou a escalação e ainda traduziu uma entrevista na qual a atriz fala sobre a importância de ter uma mulher ocupando o papel. Confira na íntegra clicando aqui. (Lucas Campos)