quinta-feira, 26 de maio de 2016

Feminismo e interseccionalidade


Descrição para cegos: Imagem exibe um desenho de metade
 de um rosto de uma mulher de olhos fechados
 e com cabelo black power.
Por Vítor Nery

      Como causa social, o Feminismo se destrincha em várias vertentes, dentre elas as interseccionais. Kimberlé Crenshaw, estudiosa do assunto, definiu este conceito como “a visão de que as mulheres experimentam a opressão em configurações variadas e em diferentes graus de intensidade”.

Uma mulher branca, heterossexual e de classe média, por exemplo, sofre muito menos que uma negra e pobre, que, não bastasse o machismo, ainda lida com o preconceito de raça e classe social. A vertente interseccional que concilia a luta da mulher com a causa negra é o feminismo negro.


Outra subdivisão dessa categoria é o transfeminismo. Esta vertente de interseção já sofreu preconceito por parte das demandas mais radicais do movimento feminista, que não reconheciam a legitimidade do ativismo transgênero na luta contra o patriarcado – restringindo-o apenas às demandas LGBTs. Mas não é bem assim! Questões de orientação sexual diferem daquelas que abrangem identidade de Gênero. Uma trata da repressão do desejo e da atração. Outra, de como o indivíduo se reconhece. Daí a legitimidade do segmento.

A urgência do fortalecimento da interseccionalidade no Brasil é gritante - a exemplo das categorias mencionadas. Segundo a Revista Fórum, 90% das travestis estão na prostituição no país e têm média de vida de 38 anos, enquanto mulheres cisgênero alcançam os 75. Além disso, o Mapa da Violência de 2015 apontou o aumento de assassinatos de brasileiras negras em 54%, no período de dez anos.

Interseccionalidade é um termo que ainda está sendo repercutido. Sua prática afronta a segregação da mulher que está à margem da sociedade. É o feminismo que costura lutas e difunde a sororidade ao perceber que as mulheres não sofrem igualmente e que todas, sem exceção, merecem ser respeitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário logo será publicado.