domingo, 8 de maio de 2016

IV Colóquio de Questões de Gênero – com a professora Maria Eulina Carvalho


Descrição para cegos: foto mostra a professora Eulina e a câmera
filmando-a, com ela aparecendo no visor.

A professora Maria Eulina de Carvalho foi a convidada da turma de Jornalismo e Cidadania do curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba para o IV Colóquio de Questões de Gênero. O encontro aconteceu no dia 30 de março de 2016, e nele foram discutidos temas como a influência do patriarcado na sociedade, estratégias de combate à violência contra a mulher, sexualização de carreiras e feminismo negro, entre outros. Maria Eulina é mestre em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas, doutora pela Michigan State University, nos Estados Unidos, e pós-doutora pela Universidade de Valência, Espanha. É professora na pós-graduação em Educação na UFPB e pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Gênero, o Nipam. A organização do colóquio foi de Dani Fechine, Gabriela Figueirôa e Vítor Nery.

Confira o colóquio da íntegra:



1 - Influência do patriarcado

A professora Maria Eulina fala sobre a dominação masculina na vida social e a relação de poder estabelecida pela sociedade patriarcal, que minimiza o papel da mulher.




2 - Retrocessos no congresso e conquistas das mulheres
A professora avalia o conservadorismo do legislativo federal e de parte da sociedade e explica como isso se reflete nas pautas feministas.



3 - Enfrentamento da violência contra a mulher

Neste vídeo, Maria Eulina explica como a educação e os outros atores da população podem contribuir para diminuir os índices de violência de gênero. 



4 - Debate sobre gênero nas escolas

Maria Eulina explana sobre a importância da discussão de gênero nas escolas e analisa a atual situação dessa universalização do debate.




5 - Sexualização de carreiras

A professora discute a opção das mulheres por determinadas profissões e cursos superiores e reflete sobre o incentivo para a adesão de meninas em, por exemplo, cursos na área de ciências exatas. 




6 - Outros tipos de feminismo 

Maria Eulina aborda a diversidade no movimento feminista, passando por determinadas correntes que existem desde o seu surgimento, bem como as relações de poder no convívio entre as mulheres.



7 - Mulher e política

Maria Eulina fala sobre a representatividade das mulheres na política e aborda a presença do feminismo nessa esfera.




8 - Ações para a comunidade

A professora avalia programas e ações que abordam a temática de gênero na UFPB e a possibilidade de acesso a eles.




9 - A extensão das conquistas femininas

A professora fala sobre a extensão de conquistas femininas aos homens. Ela comenta a lei municipal que diz que, a partir das 22h, as mulheres podem pedir parada nos coletivos em locais mais próximos de casa.



10 - Questões de gênero na saúde pública

A professora avalia avanços e retrocessos quanto à assistência às mulheres na saúde pública, principalmente no que diz respeito ao câncer de mama.



11 – Pesquisadora feminista

Maria Eulina analisa a discussão em torno do expressão “pesquisadora feminista” e as dificuldades enfrentadas por quem assume esse título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário logo será publicado.