segunda-feira, 13 de maio de 2019

LÍDIA MOURA: ENTRE PAUTAS E POLÍTICAS

Entrevistada no simpósio de gênero da disciplina Jornalismo, Cidadania e Direitos Humanos, Lídia Moura chegou com seu tão conhecido sorriso largo e conversou com os estudantes sobre a profissão e como sua vida a levou a ocupar a Secretaria Executiva de Mulher e Diversidade Humana, do Governo da Paraíba.

Descrição para cegos: A Secretária Executiva da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, e a professora da disciplina Jornalismo, Cidadania e Direitos Humanos, Glória Rabay sentadas em carteiras da sala de aula.

No início, ela compartilhou sua descoberta profissional enquanto estudante, com apenas 12 anos já sabia que seria jornalista, isso a incentivou na busca de uma formação, dentro da universidade e profissional em diversos meios de comunicação- aqui ela reflete sobre a importância da participação política no Partido Comunista Brasileiro e toda a efervescência dos anos 80 em Brasília, cidade na qual residia na época.

A militância deu uma grande contribuição nos caminhos que trilhou, seja no PCB, sindicatos, Rádio Nacional da Amazônia, sempre ficou evidente em todos eles como ela levava a questão de gênero aos espaços, inclusive na criação de grupos feministas e fortalecimento de políticas públicas na Constituinte para que a Carta Maior também incluísse direitos às mulheres.

Chegou à Paraíba por causa de amor e ele, seu marido a apresentou Campina Grande, começando uma nova história para a comunicadora militante na rádio e na tvcom conteúdo direcionado à população que mais necessitava ser vista não como um número do ibope, mas alguém que precisava ser ouvido e respondido, mesmo resultando em desafetos. Assim, chegou a candidatura à Prefeitura de Campina Grande em 2004, não venceu, mas foi apenas o início de uma história de luta enquanto mulher em gestões de políticas públicas.

Trilhou a Coordenadoria de Assuntos Políticos de Campina Grande, a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, na Prefeitura de João Pessoa e hoje está no Governo do Estado, como Secretária Executiva da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba. 

Longo caminho que foi construído na luta pela equidade, segurança e direito das mulheres, algo que segue carregando como estandarte.

Quer ver os detalhes da entrevista? Assista a parte 1 e a parte 2.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário logo será publicado.